Feito para circular
Economia circular O caso do plástico Iniciativas Notícias

Iniciativas

Em prol da economia circular

Sustentabilidade é tema central na agenda de compromissos da ABIPLAST. Além de liderar debates fundamentais em torno do assunto, a entidade trabalha com iniciativas concretas para o avanço da mudança total do atual modelo linear de produção.

Por isso, a concreta implementação da Economia Circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST para os próximos anos. A associação reforça a missão de desenvolver ações que preparem o setor para a nova realidade, já em pleno andamento no mundo todo.

CONVÊNIO ABDI | Elaboração de modelos de negócio para aperfeiçoamento da logística reversa de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil

CONVÊNIO ABDI | Elaboração de modelos de negócio para aperfeiçoamento da logística reversa de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil

Convênio firmado entre a ABDI e a ABIPLAST, tendo a REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO como parceira estratégica, a iniciativa tem como objetivo apresentar modelos de negócio, em consonância com os princípios da Economia Circular, para o aperfeiçoamento da logística reversa de RSU visando eficácia econômica, ambiental e social, segundo as características e particularidades das localidades que serão avaliadas. O objetivo é construir um “guia” para investimentos públicos e privados e para elaboração de políticas públicas.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Rede de cooperação para o plástico

Rede de cooperação para o plástico

Criada em abril de 2018, pela articulação e motivação da ABIPLAST, a REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO é a primeira iniciativa brasileira a favor da Economia Circular envolvendo todos os elos da cadeia estendida do plástico – petroquímicas, fabricantes de embalagens, recicladores de material plástico, cooperativas de catadores, brand owners e varejo e gestores de resíduos. A REDE envolve todos os elos em torno da discussão e do desenvolvimento da Economia Circular, possuindo hoje mais de 50 membros.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Movimento Plástico Transforma

Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma visa ressaltar a utilização do plástico, de forma criativa e responsável, em soluções que podem transformar o nosso dia a dia e o futuro. A primeira iniciativa voltada para a comunicação com a sociedade assinada pelo Movimento Plástico Transforma foi a instalação interativa PlastCoLab. A ação já impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Outro projeto relevante é a Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque KidZania, em São Paulo, que visa demonstrar de forma lúdica e educativa as principais etapas do processo de reciclagem do plástico e já impactou mais de 18 mil pessoas. No site www.plasticotransforma.com.br é possível encontrar conceitos importantes sobre economia circular e iniciativas inovadoras de uso, reúso, descarte correto e reciclagem do plástico. O Movimento é uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo a Cadeia, uma parceria entre ABIPLAST e Braskem.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Sistema de logística reversa de embalagens (acordo setorial de embalagens em geral) Sistema de logística reversa de embalagens (acordo setorial de embalagens em geral)

Sistema de logística reversa de embalagens (acordo setorial de embalagens em geral)

Com o objetivo de aumentar as taxas de reciclagem de embalagens pós-consumo, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens é implementado por meio do Acordo Setorial de Embalagens em Geral para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10).

A ABIPLAST é integrante da Coalizão Embalagens, juntamente com outras associações setoriais que representam cerca de 1879 empresas, entre fabricantes de matérias-primas para embalagens, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos usuários de embalagens dos setores de alimentos, bebidas, produtos para animais de estimação e tintas, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados.

Uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens é o movimento “Separe. Não Pare.”, que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Isopor® amigo

O projeto Isopor®️ Amigo tem como principal objetivo promover a destinação correta do EPS/XPS – em especial, bandejas, caixas e marmitas - por meio de campanha de sensibilização, levando informação à população de que o material é reciclável, desde que higienizado.

A iniciativa mostra como a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos pode ser colocada em prática, com parceria e união de esforços, incluindo empresas, população, poder público e academia. O projeto foi idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, recicladores, indústria petroquímica e sindicato, com a ABIPLAST na gestão de projeto e a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade).

Conheça mais sobre essa iniciativa!

SENAPLAS – Selo nacional de plásticos reciclados

SENAPLAS – Selo nacional de plásticos reciclados

EMPRESA

Criado pela CNRPLAS - CÂMARA NACIONAL DOS RECICLADORES DE MATERIAIS PLÁSTICOS da ABIPLAST, em parceria com a Associação, o selo identifica e valoriza as empresas recicladoras que trabalham dentro dos critérios sociais, ambientais e econômicos exigidos por lei.

PRODUTO

Uma segunda modalidade do SENAPLAS Empresa, elaborado em 2016, o SENAPLAS Produto foi também criado pela CNRPLAS - CÂMARA NACIONAL DOS RECICLADORES DE MATERIAIS PLÁSTICOS da ABIPLAST, em parceria com a Associação. O selo certifica o plástico reciclado com o intuito de valorizar o produto e garantir um material com maior qualidade ao mercado, atestando algumas propriedades como densidade, índice de fluidez e temperatura de amolecimento ou fusão.

A certificação valoriza o produto, garantindo ao mercado a qualidade superior do material durante a validade do selo (24 meses).

Conheça mais sobre essa iniciativa!

PPZ – PROGRAMA PELLET ZERO - OCS® PPZ – PROGRAMA PELLET ZERO - OCS®

PPZ – PROGRAMA PELLET ZERO - OCS®

O Programa Pellet Zero – OCS® (PPZ-OCS®) surge a partir de uma iniciativa internacional e adequado às particularidades da indústria brasileira do plástico.

A ABIPLAST é licenciadora do programa desde 2014, que tem como objetivo engajar o setor em uma ação contínua para a diminuição da perda de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos. Com o projeto, as empresas que assinarem o compromisso passam a receber certificação, em uma escala de 1 a 4 estrelas. Ao atingir o máximo de pontuação, a signatária pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue, para alcançar a quinta e última estrela.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

BANCO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS BANCO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

BANCO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

O Banco de Resíduos Plásticos foi idealizado para gerar oportunidades de negócios para a cadeia da reciclagem de materiais plásticos. Com a finalidade de fomentar as empresas, cooperativas, centrais de triagem, comerciantes de sucatas e indústrias recicladoras e transformadoras, o Banco de Resíduos Plásticos da ABIPLAST é uma plataforma que permite a divulgação totalmente gratuita dos resíduos de diversos tipos de materiais plásticos.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Apoiamos

COPINHO LEGAL

COPINHO LEGAL

O programa Copinho Legal tem como objetivo criar incentivos para a destinação correta de copos plásticos, incentivando o descarte e criando soluções para a logística desse produto. A iniciativa, elaborada pelo Instituto Sustenplást, foi fomentada pela CÂMARA SETORIAL DOS FABRICANTES DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS da ABIPLAST e recebe apoio da Associação.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

TAMPINHA LEGAL

TAMPINHA LEGAL

O Tampinha Legal um programa socioambiental que propõe, de forma educativa, ações modificadoras de comportamento de massa, fomentando a coleta de tampas de plástico, que são revertidas em recursos para as entidades assistenciais cadastradas. Além disso, o material retorna para a indústria de reciclagem, caracterizando o modelo reconhecido de Economia Circular.

O programa conta com o patrocínio do Movimento Plástico Transforma, que mostra o potencial de transformação do plástico e é liderado pela parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

CIRCULYTICS®

O Circulytics®, ferramenta gratuita criada pela Fundação Ellen MacArthur, apoia a transição de uma empresa para a economia circular, independentemente do setor, complexidade ou porte. Indo além da avaliação de produtos e fluxos de materiais, essa ferramenta de medição da empresa como um todo revela até que ponto a circularidade foi alcançada em todas as suas operações. Isso é feito usando o conjunto mais amplo de indicadores atualmente disponíveis: viabilizadores e resultados.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Movimento Circular

Movimento Circular

O Movimento Circular é um movimento iniciado na América Latina, a partir da reflexão urgente sobre a necessidade da participação de todos para que nada mais vire lixo.

Uma comunidade formada por pessoas, empresas, organizações sociais e poder público, empenhada em contribuir, por meio da educação e da cultura, com a transição da economia linear para a circular.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

PROGRAMA GLOBAL DE INOVAÇÃO ABERTA PARA POLÍMEROS – VOZ DOS OCEANOS

PROGRAMA GLOBAL DE INOVAÇÃO ABERTA PARA POLÍMEROS – VOZ DOS OCEANOS

A ABIPLAST apoia o programa de inovação aberta para polímeros com o intuito de auxiliar, divulgar e verificar como a indústria do plástico pode apoiar na busca de soluções para o fim dos resíduos plásticos que acabam sendo destinados para os oceanos. A ABIPLAST acredita que com inovação, engajamento e com o envolvimento da cadeia é possível que mantenhamos o uso do plástico em sua total potencialidade sem que haja destinação e vazamento inadequado.

O Programa é resultado da união entre A Voz dos Oceanos – liderada pela Família Schurmann e com apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente – e a Spin.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

SEMENTES DO PLÁSTICO

SEMENTES DO PLÁSTICO

Sementes do Plástico é uma iniciativa socioeducativa do Instituto Soul Ambiental, para incentivar, por meio de soluções ambientais, de ferramentas da educação ambiental e da logística reversa, a correta separação e destinação dos resíduos sólidos de plásticos para reciclagem, e com soluções criativas, tecnológicas e industriais para a transformação em novos produtos.

A iniciativa tem como objetivo educar e conscientizar a sociedade através das instituições de ensino, entidades assistenciais e arenas esportivas sobre o correto descarte dos resíduos de plásticos, fornecendo palestras educativas, cartilhas e material de apoio para execução da coleta seletiva, a fim de estimular a reciclagem dos plásticos e sua reutilização em novos produtos, ampliando seu ciclo de vida e favorecendo a economia circular.

Conheça mais sobre essa iniciativa!

Plástico do Bem

Plástico do Bem

O projeto Plástico do Bem consiste na capacitação de alunos e professores de escolas municipais de Caxias do Sul sobre a destinação correta de resíduos plásticos. A partir disto, as instituições podem arrecadar o material para reverter em benefícios financeiros. A iniciativa é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás)

Conheça mais sobre essa iniciativa!