Em prol da economia circular
Sustentabilidade é tema central na agenda de compromissos da ABIPLAST. Além de liderar debates fundamentais em torno do assunto, a entidade trabalha com iniciativas concretas para o avanço da mudança total do atual modelo linear de produção.
Por isso, a concreta implementação da Economia Circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST para os próximos anos. A associação reforça a missão de desenvolver ações que preparem o setor para a nova realidade, já em pleno andamento no mundo todo.
A ABIPLAST e mais de 30 Associações e instituições se uniram para criar um espaço transparente e democrático com o propósito de compartilhar aprendizados, promover sinergias e, sobretudo, repensar ações e estratégias para a maior efetividade da logística reversa de embalagens em geral no Brasil.
Dentre as ações da AGIR estão a promoção de estudos, pesquisas e publicações, a articulação junto a órgãos de interesse, promoção de seminários, reuniões técnicas, promoção de campanhas e outras medidas que colaborem para a gestão de resíduos e enfrentamento das mudanças climáticas, bem como o apoio à sistematização de informações dos seus membros.
Plataforma pioneira para comprovação da circularidade do plástico. Rastrear os resíduos plásticos, desde sua origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de um novo produto, é o objetivo da plataforma digital desenvolvida pela ABIPLAST e ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com a Central de Custódia.
O Recircula Brasil permite que a indústria comprove a circularidade do plástico, valorizando a matéria-prima reciclada com transparência e tecnologia.
Para fomentar a reciclagem dos baldes plásticos pós-consumo da construção civil, o projeto Descarta Aí permite que consumidores e profissionais autônomos da construção civil tenham uma opção ambientalmente adequada e de fácil acesso para o descarte dos baldes e suas tampas após o consumo de produtos. O projeto teve início em 2022 e é fruto de uma parceria entre ABIPLAST e COFABI- Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes industriais.
O projeto conta com PEV's em São Paulo, Curitiba e Fortaleza.
Convênio firmado entre a ABDI e a ABIPLAST, tendo a REDE PELA CIRCULARIDADE DO PLÁSTICO como parceira estratégica, a iniciativa tem como objetivo apresentar modelos de negócio, em consonância com os princípios da Economia Circular, para o aperfeiçoamento da logística reversa de RSU visando eficácia econômica, ambiental e social, segundo as características e particularidades das localidades que serão avaliadas. O objetivo é construir um “guia” para investimentos públicos e privados e para elaboração de políticas públicas.
A Rede pela Circularidade do Plástico é um espaço de cooperação entre os atores da cadeia produtiva do plástico com o objetivo de propor soluções e desenvolver projetos em prol da economia circular do material, com foco em embalagens. A iniciativa é mobilizada pela ABIPLAST desde 2018 e é considerada um case de governança dessa cadeia, pois contempla diversos elos, sendo eles as petroquímicas, transformadores, recicladores, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, brand owners, varejo e gestores de resíduo.
Entre as entregas de 2022 estão o "Recicla Guarujá" com mais de 30 mil toneladas de resíduos plásticos recuperados, a ferramenta “Retorna”com mais de 200 análises realizadas, o projeto "Reflexível", projeto de recuperação e reintrodução de embalagens flexíveis pós-consumo como matéria-prima no ciclo produtivo e os Guias de Design par a Embalagens Rígidas e Flexíveis com orientações para a circularidade e reciclagem das embalagens.
A fim de evidenciar a utilização do plástico de forma criativa e responsável, o Movimento Plástico Transforma foi criado em 2016, resultado da parceria entre ABIPLAST e Braskem. A iniciativa, que já impactou milhares de pessoas, desenvolve conteúdos, ações educativas e interativas, incentiva a inovação e mostra que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para o nosso dia a dia e para o futuro.
Entre as entregas de 2022 estão o “Recicla Orla”, um mutirão de limpeza na praia do Leme no Rio de Janeiro, o espaço interativo “Economia Circular do Plástico” no Museu Catavento em São Paulo e a coleta e reciclagem dos copos plásticos descartados na corrida São Silvestre, transformados em novos produtos doados a entidades públicas.
Com o objetivo de aumentar as taxas de reciclagem de embalagens pós-consumo, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens é implementado por meio do Acordo Setorial de Embalagens em Geral para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10).
A ABIPLAST é integrante da Coalizão Embalagens, juntamente com outras associações setoriais que representam cerca de 1879 empresas, entre fabricantes de matérias-primas para embalagens, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos usuários de embalagens dos setores de alimentos, bebidas, produtos para animais de estimação e tintas, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados.
Uma das principais iniciativas da Coalizão Embalagens é o movimento “Separe. Não Pare.”, que busca informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.
O projeto Isopor®️ Amigo tem como principal objetivo promover a destinação correta do EPS/XPS – em especial, bandejas, caixas e marmitas - por meio de campanha de sensibilização, levando informação à população de que o material é reciclável, desde que higienizado.
A iniciativa mostra como a responsabilidade compartilhada prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos pode ser colocada em prática, com parceria e união de esforços, incluindo empresas, população, poder público e academia. O projeto foi idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, recicladores, indústria petroquímica e sindicato, com a ABIPLAST na gestão de projeto e a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade).
O SENAPLAS é um selo de valorização de empresas recicladoras e de performance da resina plástica pós-consumo reciclada. O SENAPLAS - Empresa identifica e valoriza recicladores que trabalham dentro dos critérios sociais, ambientais e econômicos exigidos por lei. Uma vez adquirido este selo, a empresa está apta a adquirir o SENAPLAS - Produto que certifica a resina reciclada com o intuito de valorizar o produto e garantir maior qualidade, tendo como base metodologia da certificação europeia EuCertPlast.
O selo é fruto da parceria entre ABIPLAST e CNRPLAS - Câmara Nacional dos Recicladores de Material Plástico.
O Programa Pellet Zero – OCS® (PPZ-OCS®) surge a partir de uma iniciativa internacional e adequado às particularidades da indústria brasileira do plástico.
A ABIPLAST é licenciadora do programa desde 2014, que tem como objetivo engajar o setor em uma ação contínua para a diminuição da perda de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos. Com o projeto, as empresas que assinarem o compromisso passam a receber certificação, em uma escala de 1 a 4 estrelas. Ao atingir o máximo de pontuação, a signatária pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue, para alcançar a quinta e última estrela.
O Banco de Resíduos Plásticos foi idealizado para gerar oportunidades de negócios para a cadeia da reciclagem de materiais plásticos. Com a finalidade de fomentar as empresas, cooperativas, centrais de triagem, comerciantes de sucatas e indústrias recicladoras e transformadoras, o Banco de Resíduos Plásticos da ABIPLAST é uma plataforma que permite a divulgação totalmente gratuita dos resíduos de diversos tipos de materiais plásticos.
O programa Copinho Legal tem como objetivo criar incentivos para a destinação correta de copos plásticos, incentivando o descarte e criando soluções para a logística desse produto. A iniciativa, elaborada pelo Instituto Sustenplást, foi fomentada pela CÂMARA SETORIAL DOS FABRICANTES DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS da ABIPLAST e recebe apoio da Associação.
O Tampinha Legal um programa socioambiental que propõe, de forma educativa, ações modificadoras de comportamento de massa, fomentando a coleta de tampas de plástico, que são revertidas em recursos para as entidades assistenciais cadastradas. Além disso, o material retorna para a indústria de reciclagem, caracterizando o modelo reconhecido de Economia Circular.
O programa conta com o patrocínio do Movimento Plástico Transforma, que mostra o potencial de transformação do plástico e é liderado pela parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.
O Circulytics®, ferramenta gratuita criada pela Fundação Ellen MacArthur, apoia a transição de uma empresa para a economia circular, independentemente do setor, complexidade ou porte. Indo além da avaliação de produtos e fluxos de materiais, essa ferramenta de medição da empresa como um todo revela até que ponto a circularidade foi alcançada em todas as suas operações. Isso é feito usando o conjunto mais amplo de indicadores atualmente disponíveis: viabilizadores e resultados.
O Movimento Circular é um movimento iniciado na América Latina, a partir da reflexão urgente sobre a necessidade da participação de todos para que nada mais vire lixo.
Uma comunidade formada por pessoas, empresas, organizações sociais e poder público, empenhada em contribuir, por meio da educação e da cultura, com a transição da economia linear para a circular.
A ABIPLAST apoia o programa de inovação aberta para polímeros com o intuito de auxiliar, divulgar e verificar como a indústria do plástico pode apoiar na busca de soluções para o fim dos resíduos plásticos que acabam sendo destinados para os oceanos. A ABIPLAST acredita que com inovação, engajamento e com o envolvimento da cadeia é possível que mantenhamos o uso do plástico em sua total potencialidade sem que haja destinação e vazamento inadequado.
O Programa é resultado da união entre A Voz dos Oceanos – liderada pela Família Schurmann e com apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente – e a Spin.
Sementes do Plástico é uma iniciativa socioeducativa do Instituto Soul Ambiental, para incentivar, por meio de soluções ambientais, de ferramentas da educação ambiental e da logística reversa, a correta separação e destinação dos resíduos sólidos de plásticos para reciclagem, e com soluções criativas, tecnológicas e industriais para a transformação em novos produtos.
A iniciativa tem como objetivo educar e conscientizar a sociedade através das instituições de ensino, entidades assistenciais e arenas esportivas sobre o correto descarte dos resíduos de plásticos, fornecendo palestras educativas, cartilhas e material de apoio para execução da coleta seletiva, a fim de estimular a reciclagem dos plásticos e sua reutilização em novos produtos, ampliando seu ciclo de vida e favorecendo a economia circular.
O projeto Plástico do Bem consiste na capacitação de alunos e professores de escolas municipais de Caxias do Sul sobre a destinação correta de resíduos plásticos. A partir disto, as instituições podem arrecadar o material para reverter em benefícios financeiros. A iniciativa é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás)